No processo do envelhecimento, a Senescência palavra oriunda de do Latim (SENECTUS – idade avançada) refere-se ao envelhecimento dentro do processo natural, onde todo nosso corpo pode-se dizer tem a mesma idade cronológica ou seja, se temos 90 anos todos as partes que nos formam como, músculos, cérebro tem 90 anos sendo então também envelhecidos. Podemos então dizer que se trata de um envelhecimento como um todo proveniente do processo já citado como natural. Podemos observar por exemplo a perda de memória em um idoso com 90 anos como algo altamente comum, levando em consideração a idade avançada.
Já a Senilidade (SENILIS) remete-se ao processo de envelhecimento oriundo do envelhecimento prematuro ou mórbido. Por exemplo: as Demências.
Quando o envelhecimento se dá de forma patológica, neste período da vida do idoso. Exemplos: câncer, depressão, doenças no coração e etc.
Quais as doenças comuns no processo de envelhecimento?
Diabetes tipo II, Catarata, Infecções Respiratórias, Doenças cardíacas, doenças vasculares, Demências incluindo o Alzheimer, Osteoporose, Parkinson, infecções urinárias.