Pular para o conteúdo

A Família e o idoso.

Segundo o dicionário família significa “o conjunto de parentes de uma pessoa” ou ainda “o grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto.”

As famílias que têm integrantes idosos sob o mesmo teto ou não, tem um papel fundamental no processo de envelhecimento deste parente porque, em um momento da vida dentro no processo de declínio advindo do envelhecimento, se fazem necessários cuidados específicos assim como intimidade, proteção e a presença destes parentes em sua vida, favorecendo harmonia, estabilidade familiar e biopsicossocial para o idoso.

Essa ligação irreversível com a familia se torna algo indispensável para os idosos, porque a partir do elo eles veem sentido como proteção identitária.

Também devemos levar em consideração, que a visão e concepção de familia pelo idoso é diferente de como as dinâmicas familiares acontecem atualmente, influenciadas por novas culturas e evoluções tecnológicas e isso, pode provocar algum desconforto para estes parentes mais idosos.

A vulnerabilidade sentimento muito presente na concepção do próprio idoso no processo de envelhecimento principalmente pela dependência que desenvolvem, os tornam ainda mais conectados emocionalmente a seus parentes envolvidos no cuidado com eles, o que faz ainda mais importante, a presença deles.

Devemos então refletir em torno desta temática, lembrando que estamos a cada dia envelhecendo e, estaremos neste mesmo lugar em que eles estão agora e que será para nós, maravilhoso ter nossa familia por perto.