Com o passar dos anos, é normal que o nosso corpo já não se comporte do mesmo jeito. Um desses sinais pode ser a deficiência na produção de lactase, uma enzima necessária na digestão do leite e seus derivados.
A falta dessa enzima ocasiona a intolerância à lactose. Nem todo mundo sabe dessa possibilidade e acaba deixando de consumir o leite e seus derivados, que são fontes de vitaminas necessárias para o nosso corpo. Este problema afeta boa parte dos idosos, mas pode ser facilmente contornado com o consumo de leite sem lactose.
O leite zero lactose é uma opção mais leve e de fácil digestão. Em seu processo produtivo, é adicionada ao leite a enzima lactase, a mesma enzima que o organismo deveria produzir para a digestão do próprio leite. Nesse processo, o leite permanece com todas as suas propriedades nutricionais e com sabor levemente adocicado, mas sem adição de açúcar. Os diabéticos podem consumir preferencialmente sob a orientação de um médico, pois contém glicose. Atualmente, o leite zero lactose está sendo consumido até por pessoas que não apresentam intolerância, mas que sempre buscam uma vida mais saudável.