Quando atingem a terceira idade, tanto homens como mulheres sofrem alterações no corpo e ficam mais propensos a sentirem dores, rigidez muscular e mais cansaço do que os mais jovens. No entanto, não há motivos para achar que idosos e atividades físicas não combinam. Aproveitando o ritmo olímpico que tomou a cidade do Rio de Janeiro, separamos algumas dicas de esportes para quem já chegou à terceira idade:
Natação – Nadar queima calorias, trabalha intensamente a parte aeróbica e fortalece os músculos, além de proteger as articulações e ajudar a tratar doenças como artrite.
Corrida – A corrida traz diversos benefícios para o equilíbrio e para a respiração. Quem passou dos 50 ou 60 anos pode ser beneficiado por essa atividade e deve gastar no mínimo 30 minutos por dia com ela, cinco vezes por semana.
Bicicleta – Andar de bike é um ótimo exercício nessa etapa da vida, já que trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e panturrilhas. No entanto, é importante que o praticante tome alguns cuidados especiais, como usar equipamentos de segurança, pois uma queda pode causar lesões sérias.
Yoga e pilates – Os benefícios dessas duas modalidades vão desde o alívio das dores provenientes da idade até o aumento da autoestima. Vale ressaltar, no entanto, que os exercícios são graduados de acordo com a capacidade física de cada aluno.