Pular para o conteúdo

5 dicas para um idoso que vai embarcar num cruzeiro

Viajar em um cruzeiro marítimo é o sonho de muitas pessoas. Afinal, além de ajudar a aliviar o estresse e proporcionar um momento de descanso é uma oportunidade de conhecer novas pessoas e diferentes lugares em terras nacionais ou mundialmente.

No entanto, para quem vai ser viajante de primeira viagem ou que não tem muita experiência nesse assunto, muitas dúvidas e incertezas começam a surgir, mesmo entre aqueles que já fizeram pesquisas em sites especializados em turismo marítimo ou que conversaram com o próprio agente de viagem. Ainda mais se quem vai embarcar está na terceira idade e precisa de cuidados especiais.

Por isso, reunimos algumas dicas para quem deseja se aventurar numa viagem como esta. Confira a lista:

1 – Documentação

Em viagens realizadas pelo território nacional é necessário ter na bolsa o documento de identidade (RG ou carteira de motorista). Já para viagens internacionais, é preciso levar um passaporte com no mínimo seis meses de validade.

2 – O que não é permitido levar

Dentro do navio é proibida a entrada de objetos que emitem calor. Alguns exemplos são velas, incensos e até mesmo o ferro de passar. Além desses itens, drogas, armas, alimentos, bebidas ou objetos pontiagudos (facas e tesouras) não são autorizados.

3 – Bagagem

Não há um limite estipulado para a quantidade de malas que cada passageiro pode carregar. No entanto, a recomendação da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos é de levar dois volumes por passageiro, cada um deles com no máximo 20 kg, pois a maioria das cabines são pequenas e as bagagens podem não caber.

4 – Medicamento

Se você costuma tomar medicamentos, não se esqueça de levá-los. Além disso, tenha na mala remédio para enjoo, protetor solar, itens de higiene íntima, entre outros produtos que achara indispensável para a viagem como cremes e perfumes.

5 – Vestuário 

Vestir a roupa errada é o medo de toda pessoa que pretende embarcar em um cruzeiro. Para acertar nas escolhas a dica é optar por roupas mais informais durante o dia, como bermudas, vestidos, regatinhas, camisetas, chinelos ou sandálias. Roupas de ginástica também são indicadas para quem pratica atividades físicas diariamente.

Não se esqueça dos trajes de banho, incluindo, as saídas de praia e bermudas, pois não é recomendado andar apenas de maiô ou sunga no interior do navio. Já na hora do jantar, muitas empresas indicam esporte fino.