Outros, além dos problemas normais da idade, sempre possuiram hábitos de sedentarismos não fazendo exercicio fisico. A falta da actividade fisica diminui a circulação sanguinea e linfática, originando um aporte de oxigénio mais baixo e que poderá ser a causa de necrose célular.
Para estas situações a promove:
– o aumento da circulação sanguinea
– o aumento da circulação linfática
– o alivio da dor
– redução do stress e da ansiedade
– aumento da amplitude da mobilidade articular
– melhoria nos padrões de sono
– possível melhoria sintomatológica na doença de Alzheimer
Não podemos esquecer que com a idade advêm alterações fisiológicas que atrapalham o idoso no seu dia-a-dia diminuindo a sua autonomia e consequente qualidade de vida. Referimos:
– Diminuição dos reflexos
– Perda de massa muscular e diminuição de contracção muscular máxima
– Depressão
– Sensação de abandono
– Falta de motivação
– Imobilidade forçada
– Carência de apoio social
– Perda da actividade laboral
– Perda da capacidade de assegurar os seus cuidados básicos
– Incontinência urinária e/ou fecal.
– Alterações metabólicas (osteoporose, desequilibrio electrolitico).
Como podemos ajudar a minimizar os problemas atrás referidos?
Na vertente profissional poderemos dispor os recursos tecnicos que quase sempre limitados mas… de efeitos muitas vezes espectaculares.
A drenagem linfática poderá aliviar as dores provocadas pelos edemas de estase ou de origem cardiaca nos membros inferiores.
A massagem de activação circulatória poderão reduzir as dificuldades da circulação de retorno.
A massagem de relaxamento poderá resolver dolorosas contracturas musculares, e as manobras dirigidas ás zonas mais doridas, proporcionando ao idoso momentos de melhor disposição fisica e psicologica.
O massoterapeuta, conforme os casos que se apresentem, poderá sugerir algumas actividades, exercicio fisico e uma alimentação equilibrada que irá ajudar o idoso a ter uma melhor qualidade de vida.
Para a osteoporose, e como sabemos, as mulheres são as mais afectadas devido ás alterações hormonais perimenopausicas que estão na etiologia da necessidade de suplementar o calcio durante a gravidez e após a menopausa. Nestas épocas os niveis de calcio no sangue diminui e o organismo retira-o do seu local de armazenamento fisiologico,os ossos. Estes ficam porosos, frágeis e quebradiços, e para retardar este mecanismo deverá ingerir alimentos ricos em calcio e “trabalhando” os musculos para fortalecer também o tecido osseo.
O exercicio fisico é reforçar a musculatura para compensar a fragilidade do osso e estimular a multiplicação das células que o formam, os osteoblastos.
Na população idosa e em caso de estar instalada uma osteoporose comprovada deverá ser consultado o médico antes de começar qualquer actividade fisica ou desportiva, de manutenção como jogging ou ciclismo.
Exercicio para a coluna vertebral: (fazer 9 vezes cada exercicio)
* Sente-se na borda de uma cadeira. Endireite a coluna erguendo lentamente o tronco para cima. Descontraia.
* Pouse agora as mãos atrás de si na cadeira. Apoie-se no assento e endireite a coluna. Descontraia.
* Pouse as mãos nas coxas com os dedos virados para dentro. Exerça pressão com as mãos sobre as coxas, uma de cada vez, e tente contrair a pressão levantando a coxa sobre a qual está a fazer força.
Exercicio para as pernas e abdominais:(fazer quantas vezes quiser. Deve fazer pausa 30s em cada minuto de exercicio:
* Deite-se de costas num tapete de ginástica. Afaste ligeiramente as pernas e pouse os braços no chão ao longo do corpo. Apoie levemente os braços e os ombros contra o chão. Tente manter o corpo colado ao chão. Flicta alternadamente as pernas levando os joelhos em direcção ao peito, e depois acelere o movimento.
* Ponha-se de pé e marque passo vigorosamente, acelerando o passo.
Pode fazer estes exercicios ao ar livre, não só fortalecem os musculos das pernas, como ainda arejam melhor os pulmões de ar, logo de oxigénio.
Cuidados nas tarefas domésticas e trabalhos manuais:
Aspirar e varrer: O cabo da vassoura ou do aspirador deve ser suficientemente comprido para que possa trabalhar sem ter de se inclinar para a frente. Mantenha o corpo bem direito enquanto varre ou aspira.Quando aspira passe a mangueira pelo seu ombro.
Passar a ferro: Alterne tantas vezes quantas lhe for possivel as posições de sentada e de pé. A altura ideal da tabua de passar a ferro é ao nível das ancas. Não se incline para a frente, em vez disso adapte a tabua á sua altura, os ombros devem estar descontraidos e não levantados.
Trabalhos Manuais: tricotar, costurar ou bordar são actividades que exigem um esforço grande da coluna. Procurar a posição de sentada que mais lhe convém protegendo a região lombar com uma almofada pequena entre as costas e o encosto do sofá
O Massoterapeuta deve estar sempre atento que o idoso está diminuído nas suas funções fisicas, suporta as suas dores e, está consciente da proximidade do fim de vida, é uma carga muito pesada, o carinho ou o abandono decidem definitivamente entre a vida e a morte.
Por isso um sorriso, um beijo e um abraço produzem no idoso, tal como ocorre numa criança o milagre de desejarem continuar a viver.
Muitas coisas ficaram por dizer, mas estarei disponivel para eventuais esclarecimentos que necessitem.
Falarei brevemente de doenças reumáticas e iniciarei pela osteoartrite, é a forma mais comum da artrite como a via final comum de muitos processos articulares patológicos e o beneficio da massagem nestas doenças.
Colaboração de Dr. José Ribeiro e Cunha
Créditos:
K.Kutty, R.Schapira, J.Ruiswyk -ED Guanabara – “Tratado de Medicina Interna”
ED Portuguesa Reader’s Digest – “Ossos, Músculos & Articulações Saudáveis”
ED Portuguesa Reader’s Digest – “15 minutos Por Dia Pela Sua Saúde”
M.Braun, S.Simonson – ED Manole – “Massoterapia”